top of page

Mar de Lama invade rio importante para o turismo no MS

Atualizado: 25 de fev. de 2019

O Rio da Prata, localizado em Jardim (MS) e o Rio Formoso em Bonito (MS) são conhecidos pelas belíssimas águas cristalinas e também pela diversidade de peixes, motivos esses que os tornam os dois principais rios voltados à atividade turística da região. Porém, nas últimas semanas do mês de novembro ambos tiveram suas águas transformadas em “mar de lama” por conta de uma enxurrada com resíduos de manejo de solo.



Com a forte chuva, normais nessa época do ano, foram levados rio a dentro resíduos de manejo de solo para plantio de soja, deixando as águas turvas, com aspecto barrento. A Polícia Militar Ambiental - PMA identificou duas propriedades responsáveis pelo acontecimento, ambas tinham licenças ambientais. Os relatórios foram encaminhados ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).


Recentemente, foi publicado pelo governador Reinaldo Azambuja um decreto que tem por finalidade aumentar a proteção dos rios do MS. O mesmo deve abranger, com atenção, o Rio da Prata, os rios Formoso, em Bonito e Salobra, em Bodoquena. Em fala, o governador afirma que “a região precisa de um regramento específico, que garanta uma maior proteção. É necessário que cada um reconheça suas responsabilidades, produza com sustentabilidade, para não trazer problemas ambientais e o próprio governo e município olhem a questão das rodovias”.


Ainda antes do decreto, o secretário de Estado da Semagro, Jaime Verruck, na tentativa de minimizar os impactos de forma imediata, defendeu o desenvolvimento do turismo e da agricultura sustentáveis na região com a adoção de boas práticas. Ele anunciou um programa estadual de conversão de multas ambientais em projetos de recuperação ambiental, priorizando a região de Bonito na captação desses recursos.


Segue o link para mais informações: http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br/decreto-sobre-rios-da-serra-da-bodoquena-deve-sair-nos-proximos-dias/

noun_Earth_288061_edited.png
dicas.png
universidade uems.png
noun_Theater_1309886_edited.png
Eventos.png
entrevista.png
bottom of page