top of page

INTERCÂMBIO - Alunos do Curso de Turismo participam de palestras sobre internacionalização

O curso de Turismo da UEMS/Dourados recebeu nos dias 28 de março e 05 de abril, respectivamente, a presença da professora Rosenery Loureiro Lourenço, que proferiu a palestra "Possibilidades de internacionalização do Curso de Turismo"; e da empresária do ramo de Agências de Viagens Natália Ferrari, que falou sobre o seguinte tema: "Como preparar e planejar um intercâmbio". As palestras foram realizadas no Laboratório de Eventos do curso de Turismo, e contaram com a participação de alunos e professores.

Foto: Dores Grechi
Foto: Dores Grechi

Na palestra "Possibilidades de internacionalização do Curso de Turismo", a Professora Rosenery Loureiro Lourenço que desenvolve trabalho na ARELIN - Assessoria de Relações Internacionais – disse que o órgão é ligado à Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e foi criado para dar apoio aos processos e programas de intercâmbios, mobilidade e estágios internacionais e nacionais.


Em sua fala, a professora comentou que a internacionalização do ensino superior tem ganhado destaque em todo mundo, e que a UEMS não ficou fora desse processo. Atualmente, a UEMS mantém parcerias com universidades em mais de 13 países, de todos os continentes e investe constantemente na identificação de possibilidades de formalização de convênios com universidades e instituições de pesquisa de outros países com as quais seus docentes e técnicos mostram afinidade.


Os acordos permitem, de acordo com a professora Resenery, além da mobilidade docente e estudantil, a inserção da UEMS no cenário nacional e internacional, e a realização de projetos e pesquisas conjuntos gerando frutos importantes e quantificáveis para crescimento da instituição. A atenção também está voltada para os estudantes e professores que vêm de diversos países, com a oferta do curso de Português para Estrangeiros e o Programa Idiomas Sem Fronteiras do Ministério da Educação - IsF/MEC.


O aluno do 2º ano, Lucas Santana, destacou o seguinte sobre a palestra: "É louvável o interesse do corpo docente e o envolvimento do curso na internacionalização de um bem nosso, e foi positivo as informações prestadas, mas podemos ver que isso é uma realidade ainda um pouco distante, tendo em vista os vários critérios que tem de se ter, e principalmente o custo, ainda mais se comparando um estudante de medicina da capital com o de turismo do interior. Desejo que chegue o momento de um acadêmico do nosso curso fazer um intercâmbio, e que ele possa trazer mais conteúdos para a academia."


Já a empresária Natália Ferrari, proprietária da Intercultural Dourados, que proferiu a palestra "Como preparar e planejar um intercâmbio", informou que a empresa oferece serviços para quem quer estudar ou trabalhar no exterior, aprender um novo idioma e conhecer uma nova cultura. Desde 1995 no mercado, a Intercultural é especializada na realização do sonho de seus clientes, selecionando parceiros de alta qualidade e capacitando seus colaboradores para prestarem o melhor atendimento possível.


Em sua fala, Natália apontou qualidades requeridas para trabalhar com intercâmbio e pontuou as competências necessárias de um profissional que deseja fazer parte de sua equipe. Além disso, ressaltou as vantagens de trabalhar no setor de viagens e intercâmbio. Disse, ainda, que hoje em dia é muito mais fácil realizar um intercâmbio, bastando para isso ter como requisito organização e foco, pois a pessoa vai trabalhar em outros países, assim sendo, além de aprender outra língua ainda paga as despesas da viagem.




noun_Earth_288061_edited.png
dicas.png
universidade uems.png
noun_Theater_1309886_edited.png
Eventos.png
entrevista.png
bottom of page