top of page

Palestra online : A aplicação da tecnologia na gestão pública do turismo, o caso de Urubici - SC

A palestra aconteceu no dia 15 de abril de 2024, das 19:00 às 21:10, organizada e ministrada em uma aula conjunta via Meet pelas professoras do curso Camila Benatti e Dores Grechi. A abertura da palestra foi feita pela professora do curso Camila Benatti, momento em que apresentou a palestrante convidada, a profa. Marinês Walkowski, que é bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade. Realizou estágio de doutorado no exterior como pesquisadora na Universidade de Lisboa - Doutorado Sanduíche em 2013. É Pós-Doutora em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Com experiência na área de Turismo com ênfase em Planejamento e Gestão Pública, Turismo Rural e Turismo de Base Comunitária. Atualmente é membro da ABRATUR (Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFPR.

O tema da palestra foi: "A aplicação da tecnologia na gestão pública do turismo, o caso de Urubici - SC". No momento seguinte, após ser apresentada aos discentes do curso, a palestrante Marinês iniciou seu momento de fala já comentando sobre como o foco de Urubici é o ecoturismo, e aproveitou para salientar que se espelharam em Bonito para alcançar alguns de seus resultados. Durante sua apresentação, a convidada passou para os alunos uma sequência de slides sobre sua trajetória e sobre o município que trabalha, Urubici. Enquanto falava sobre as implementações que foram feitas em sua gestão, Marinês destacou que uma de suas maiores dificuldades foi a falta de informações de qualidade e ressaltou que o conhecimento adquirido ao longo dos anos foi crucial.

A palestrante convidada mencionou também que nunca teve interesse em participar do poder público, mas aceitou por ser um novo desafio, e disse que: "Foi maravilhoso passar pela experiência e aprender novas coisas, mesmo que no início não fosse algo que eu planejasse" . A profa Marinês falou também sobre a tecnologia que utilizou, contando com a ajuda de uma startup conhecida, e que introduziu a tecnologia dos "bicons" em sete dos principais atrativos do município, com o objetivo de coletar o maior número de informações sobre quem frequentava aqueles lugares e ter o perfil dos turistas. Ainda sobre as tecnologias desenvolvidas citou também o portal que criou com informações atualizadas e um mapa digital, mas ainda assim ressaltou que até hoje as pessoas que geralmente frequentam o município preferem um mapa impresso.



Aproximando-se do fim, a convidada mostrou aos alunos um conteúdo inédito sobre uma nova plataforma em desenvolvimento, com o objetivo de atrair novos turistas e gerar informações, baseada no conceito de destino turístico inteligente e governança participativa. Já ao final da palestra, a mesma abriu um espaço para perguntas dos alunos, momento em que alguns puderam tirar suas dúvidas e agradecer à palestrante pelo tempo disposto. A aluna do terceiro ano Maíra disse o seguinte "Gostaria de dizer muito obrigada a você Marinês por mais uma vez compartilhar conosco algumas de suas experiências, é muito bom e revigorante ouvir e ver na prática o que aprendemos em sala (...)". Após esse momento de tirar as dúvidas, as professoras presentes agradeceram formalmente à palestrante Marinês pelo tempo e conhecimento disposto.


noun_Earth_288061_edited.png
dicas.png
universidade uems.png
noun_Theater_1309886_edited.png
Eventos.png
entrevista.png
bottom of page