Docentes do Curso de Turismo/Dourados participam e apresentam trabalhos no Evento ENTBL
- Valdirene Vilhalva Amaral
- 1 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
As docentes do curso de Turismo da UEMS de Dourados, Profa. Dra. Rúbia Elza Martins de Sousa e Profa. Dra. Dores Cristina Grechi, participaram e apresentaram trabalhos no Encontro Nacional de Turismo de Base Local (ENTBL), que aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio de 2022, na cidade de Natal no Rio Grande do Norte.
A Professora Rúbia, juntamente com os docentes Prof. Dr. Leonardo Ravaglia Ferreira Gonçalves (IFG), Profa. Dra. Rita Maria de Paula Garcia (UNEMAT) e Prof. Dr. Thiago Sebastiano de Melo (UnB), coordenaram uma Mesa-Redonda com o tema: “Contradições e Políticas Púbicas no Turismo do Centro-Oeste”.

A mesa-redonda aconteceu no dia 19/05, das 10h10 às 12h00, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e teve como proposta discutir como estão sendo efetivadas as políticas públicas locais da região Centro-Oeste de fomento à atividade turística, em detrimento de maior divulgação do turismo de sol e praia. O diálogo realizado teve o intuito de fortalecer a ideia de que as políticas públicas devem ser pensadas de acordo com a realidade de cada região turística do país.

A Profa. Rúbia também apresentou o trabalho, itntitulado: “Mulheres do Turismo: empreendedorismo, seus desafios e conquistas”, no GT: Gestão, Empreendedorismo e Inovação em Turismo. O trabalho foi escrito em conjunto com mais duas autoras, além da própria Profa. Rúbia, sendo elas: Marisa Motta Zimermann (egressa do curso de Turismo da UEMS e do curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo) e Cristina Horst Pereira (atuou como docente da Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo).

As Professoras Rúbia e Dores apresentaram, juntas, o trabalho: “[...] o índio, ele não é isolado, ele é coletivo: a hospitalidade sob o ponto de vista de representantes da etnia kaiowa-MS", no GT: Hospitalidade, lazer e experiência turística. Este trabalho contou também com a autoria do Prof. Dr. Adilson Crepalde, do Curso de Letras da UEMS de Dourados.
A Profa. Dores também apresentou o trabalho: “Culinária típica da fronteira Brasil/Paraguai: o reconhecimento da chipa como patrimônio alimentar”, no GT: Turismo, gastronomia e território. O trabalho contou com a autoria de mais duas pesquisadoras além da própria Profa. Dores: Beatriz Dutra e a Profa. Dra. Luciana Ferreira da Silva (Docente e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UEMS).


Ainda durante sua estada na cidade de Natal, a professora Dores participou de uma Visita Técnica ao Hotel Escola Barreira Roxa, no sábado – dia 21/05. Ela foi recebida pela gerente de hospedagem do estabelecimento, a Sra. Letícia. O hotel é o único da América Latina a conquistar o selo ISSO 21401, referente à sustentabilidade. A visita foi realizada com o intuito de registrar aspectos técnicos e inovadores para a disciplina de Meios de Hospedagem, ministrada pela professora no Curso de Turismo.
Na sexta-feira, dia 20/05, a professora Rúbia Martins e a professora Dores Grechi, fizeram uma atividade de campo (atividade que integrou a programação do XVI Encontro Nacional de Turismo com Base Local - ENTBL) na aldeia Katu dos Eleotérios. Nesta oportunidade conheceram um espaço de resistência onde reside a comunidade indígena do tronco Potiguara, comunidade essa que vem desenvolvendo o turismo de base comunitária e o segmento do ecoturismo. Participar dessa atividade mostrou-se relevante dada a pesquisa que ambas as professoras vêm

desenvolvendo junto aos indígenas da etnia Kaiowá da Reserva Indígena de Dourados, bem como pelas pretensões futuras de estudos voltados a outras etnias e comunidades indígenas que vivem no estado de Mato Grosso do Sul.
Fotos: Profa. Dra. Rúbia Elza Martins e Profa. Dra. Dores Cristina Grechi
Comments