Atividade de Extensão na Associação de Jovens Indígenas (AJI) da Reserva Indígena de Dourados
- Dandara Ravielly
- há 2 dias
- 1 min de leitura
No dia 31 de maio de 2025, ocorreu uma significativa atividade de extensão na Associação de Jovens Indígenas (AJI) da Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa, em Dourados. A ação foi realizada das 9h às 11h30, a convite da própria AJI, com o tema “Ações educativas para os jovens indígenas”. A organização da atividade esteve a cargo das professoras Rúbia Martins, Dores Grechi e Márcia Medeiros, que mobilizaram os alunos do primeiro e terceiro ano do curso de Turismo da UEMS/Dourados para engajarem a comunidade jovem local.
Destaca-se a criação da atividade “Guardiões da Natureza” pelos alunos do terceiro ano — Dandara, Marcus Vinicius, Viviane e Manuela — que desenvolveram uma dinâmica interativa com três estações focadas nos elementos água, natureza e terra. A atividade buscou promover a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais no contexto da aldeia.

A recepção calorosa da responsável da AJI, Aline, que realizou uma apresentação institucional da Associação, contribuiu para o envolvimento ativo dos jovens indígenas, que participaram das atividades e ainda convidaram os presentes para o Guaxiré, tradicional dança cultural local, seguida por uma coreografia apresentada por um grupo de jovens.
Essa experiência fortalece o compromisso da UEMS com a valorização das culturas tradicionais e a promoção de ações que incentivam a sustentabilidade e o protagonismo juvenil nas comunidades indígenas.
O Boletim Informativo do Curso de Turismo (BIT) agradece a todos os envolvidos pela dedicação e empenho em fortalecer os laços entre a universidade e as comunidades tradicionais, ressaltando a importância destas práticas para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes.
Comments