top of page

Aprendizados no Curso de Turismo: Palestra com Fabiana Fernandes

Na data de 2 de outubro de 2023, das 19h20 às 21h50, ocorreu no laboratório de eventos do Curso de Turismo da UEMS/Dourados uma palestra com a convidada Fabiana Fernandes, uma cineasta, produtora cultural e arte-educadora que trabalha com produção audiovisual intercultural, especialmente com as mulheres Guarani Kaiowa, desde 2008. Ela também atua como fotojornalista e educomunicadora popular, com foco em música, etnografia visual e antropologia multimídia desde 2009. Seu filme "Flor Brilhante e as Cicatrizes da Pedra" (2012) ganhou prêmios nacionais e internacionais e circulou globalmente.

Fabiana dirige projetos financiados por instituições de renome, é fundadora da Casa dos Ventos, uma rede cultural e ecológica, e produtora dos Bro MCs, o primeiro grupo de rap indígena do Brasil. Ela também atua como consultora etnográfica na novela da Globo "Terra e Paixão" e se destaca em projetos culturais, sociais e ambientais.

A palestra teve início com a fala da professora do curso, Maria Cristiane Lunas, apresentando um pouco sobre a convidada aos discentes do 1° e 2° anos do Curso de Turismo da UEMS/Dourados. Em seguida, a palavra foi dada à convidada Fabiana, que começou a explicar um pouco de sua trajetória e carreira e aproveitou para questionar aos alunos sobre o que se entende, nas opiniões pessoais, por gestão cultural e produtor cultural, e então obteve algumas respostas dos discentes, exemplificando de modo simples para a compreensão dos estudantes o que se entendia de forma técnica tais termos.



Fabiana foi a fundadora da Casa dos Ventos, criando um espaço em que tudo era autogerido. Ela ressaltou que a produção era difícil, mas que ainda assim se manteve por 10 anos, tornando-se a maior casa de cultura não governamental do Estado de Mato Grosso do Sul. A convidada disse que foi lá onde aprendeu a verdadeira produção, pois não se tinha nada, mas tinha boa vontade e muito amor pelo que estava fazendo, e que para a criação da Casa, juntou vários artistas de diferentes áreas no município de Dourados. Sua fundação surgiu da junção de 6 meninas, de áreas de conhecimento diferentes.

Quando abriu a Casa, foi o primeiro lugar totalmente feito de reciclagem, e a forma de se manter foi com um sistema de troca com a classe artística. Trouxe também como exemplo para os estudantes alguns dos diversos eventos de diversas áreas que ocorreram na Casa dos Ventos e contou que tinha um bar onde vendiam bebidas e que dali tiravam todo o dinheiro para as despesas.

Durante sua fala a palestrante ressaltou bastante sobre a importância das práticas ambientais e disse que em todos os eventos sempre se preocupava com a mensagem do evento e de como seria entregue e impactaria seu público. Fabiane, enquanto contava algumas de suas experiências, falou sobre como organizou pontos de encontro da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) durante 10 anos. A palestrante também mencionou que a gestão ensina a como ter o equilíbrio do espaço, e que isso é extremamente importante. Durante o evento, mostrou algumas fotos dos eventos realizados, e enquanto os mostrava aproveitava para falar sobre os cuidados que um gestor deve ter nos espaços e nas limitações: "A Casa dos Ventos foi minha grande universidade, foi onde eu aprendi sobre gestão, foi onde aprendi que não se faz nada sozinho, um grande gestor sem uma equipe não faz nada sozinho."

Deixou vários exemplos sobre eventos e a gestão dos eventos: "Se você não tem condições estruturais para um evento, adie-o". Enfatizou que vale mil vezes cancelar um evento quando não se tem estrutura suficiente do que se arriscar e acabar por arriscar a carreira, pois se não tem garantia do que se vai oferecer não deve oferecer nada, pois isso só será desgastante, e disse que se deve buscar caminhos para conseguir os recursos necessários, como patrocínios.

Durante a palestra, um aluno do curso perguntou à convidada sobre como ter a certeza do público do evento e da satisfação que o público terá. "Você só vai saber se um evento foi bom no final, porque imprevistos podem acontecer, porque nem tudo vai ser perfeito. Às vezes aquilo que para você foi bom, foi lindo, o público pode não achar. {...} então eu acho que esse é um dos grandes desafios do produtor... produtor não pode ter medo."Assim Fabiana respondeu.

Enquanto conversava de forma dinâmica com os alunos, contando sobre seus trabalhos e a experiência que já teve em diferentes áreas, a convidada contou sobre a visita recente que fez à ONU em Nova York e compartilhou que era algo que sempre sonhou, mas que não achava que conseguiria e conseguiu, o que a fez se sentir ainda mais realizada como profissional.



Em um momento emocionante da palestra, Fabiana falou sobre a experiência que teve no curso de Relações Internacionais que cursava. E disse que sofreu um traumatismo craniano e perdeu a memória, esquecendo de como escrever e ler, e que demorou sete anos para voltar a escrever. Aproximando-se do fim da palestra, a convidada deixou de lição e reflexão aos alunos: "Existem desafios que o gestor e o produtor cultural vão passar o tempo todo em sua profissão." Falando sobre os pontos-chave de um evento e de um produtor, mencionou sobre a importância da propaganda nos eventos, pois a propaganda é a alma do negócio, e salientou sobre oferecer algo bom ao seu público e não pensar somente no lucro.

Ao final de sua fala, a palestrante abriu um tempo de conversa para os alunos fazerem perguntas, contarem histórias sobre os eventos já feitos no curso, compartilhando suas experiências de um jeito mais descontraído e dando sua opinião e dicas para eventos futuros. A palestra se encerrou com a docente do curso, Professora Maria Cristiane Lunas, entregando à convidada uma lembrança em nome do Curso de Turismo e agradecendo a presença da palestrante.

noun_Earth_288061_edited.png
dicas.png
universidade uems.png
noun_Theater_1309886_edited.png
Eventos.png
entrevista.png
bottom of page