Dourados recebe o 1° Festival Internacional de Turismo do Centro-Sul de MS
- Samuel Esquivel

- 13 de nov.
- 2 min de leitura
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2025, aconteceu o evento Festival Internacional de Turismo do Centro-Sul de Mato Grosso do Sul, o maior encontro de integração e desenvolvimento do Turismo do Centro-Sul do MS, realizado no Sebrae e na Praça Antônio João, com o objetivo de integrar as quatro instâncias de governanças do Centro-Sul MS em uma ação de promoção e valorização do turismo com força de desenvolvimento para a região Centro-Sul MS.

No Sebrae ocorreram as palestras e a rodada de negócios com empresários da região e na Praça aconteceu a Feira Criativa com diversos expositores e artesãos da região compreendida pelas quatro IGRs. A UEMS, por meio do Curso de Turismo, foi parceira integral do evento com as participações da coordenadora do curso, Maria Cristiane, as professoras Dores Cristina Grechi, Patrícia Cristina, Renata Franco, Rúbia Elza, o aluno Gabriel Figueiredo, bolsista de extensão, orientado pela professora Rúbia, e como suporte, os alunos do 1° e 2° anos do curso.

O evento reuniu instituições públicas, privadas e acadêmicas em um esforço conjunto pelo fortalecimento do turismo como eixo de desenvolvimento sustentável, valorização cultural e geração de renda. Este Festival foi um espaço de encontro, integração e celebração do turismo como prática social, econômica e cultural, reafirmando o compromisso de todos com um turismo mais sustentável, inclusivo e transformador.
Representantes da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai marcaram presença no evento reforçando a importância da integração regional e do turismo transfronteiriço, fundamentais para o desenvolvimento conjunto do Centro-Sul do Mato Grosso do Sul e do território paraguaio.
O evento foi um sucesso! Um marco importante para o turismo regional. O evento foi concebido a partir da colaboração de quatro Instâncias de Governanças do Turismo: Celeiro do MS, Vale das Águas, Caminhos da Natureza/Cone Sul e Caminhos da Fronteira.
“Enquanto membra do Celeiro eu creio que este evento foi um divisor de águas para o lazer e o turismo de Dourados e região. Desejo que os líderes políticos acompanhem e apoiem o desenvolvimento que se anuncia em Dourados”, disse a professora Dores Cristina Grechi.

Nós, do BIT, parabenizamos a Agência de Desenvolvimento Celeiro do MS, as Instâncias de Governança Regionais parceiras e todos os envolvidos, pela iniciativa e realização deste festival que com muito empenho e dedicação tornaram o evento um verdadeiro sucesso. Deixamos nossos agradecimentos à UEMS e ao Curso de Turismo, cuja presença e contribuição reafirmam o compromisso com a formação de profissionais.







Comentários