Alunos do Curso de Turismo da UEMS/Dourados apresentam pesquisas na edição 2019 do ENEPEX
- Redação BIT
- 1 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Aconteceu, nos dias 18 e 19 de setembro de 2019, o VI ENEPEX (Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão). O tema para o Encontro deste ano foi escolhido através de votação online e recebeu a seguinte denominação: "Pesquisa e Tecnologia: ações para um futuro sustentável”.

Durante dois dias de evento, mais de 800 trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação foram apresentados. O Curso de Turismo da UEMS/Dourados também se fez presente. Seis acadêmicos do Curso tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, comprovando que adquiriram conhecimento suficiente e bom preparo para o mercado de trabalho. Confira abaixo os temas das pesquisas e seus autores.

O aluno Sebastião Gabriel apresentou sua pesquisa sobre Educação Patrimonial com o tema: "Estratégias para a valorização do Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados". Além disso, Gabriel conta uma descoberta importante para ele mesmo: "A Colônia Agrícola Nacional de Dourados - CAND foi criada em 28 de outubro de 1943 pelo decreto lei n° 5.941 no Território Federal de Ponta Porã, pelo então presidente Getúlio Vargas. Tive algumas dificuldades para fazer a pesquisa, como por exemplo: a distância do museu e o horário de atendimento. Por outro lado , tive o prazer maior em descobrir que a minha família fez parte da CAND, fato que eu não sabia." Sebastião Gabriel é orientado pela Professora Maria Cristiane Fernandes Silva Lunas.
Williméri da Silva Lima Volpato, orientada pela Profª Dores Cristina Grechi, apresentou o seu trabalho com o tema: "A cadeia produtiva da gastronomia e a relação com o desenvolvimento do turismo local.

"Minha curiosidade, se deu desde o começo do trabalho ao conhecer a história da restauração, uma palavra que não conhecia para este setor. E isso me deixou curiosa para saber ainda mais todo esse processo histórico, desde quando os primeiros pratos eram servidos nas tabernas e depois comercializados nos estabelecimentos já com o nome de restaurante. Por ainda estar na primeira etapa da pesquisa não tenho resultados, mas os estudos teóricos já me mostraram o quão importante é a gastronomia e a relação com o desenvolvimento do turismo local", conta Williméri.

A acadêmica Paula Alonso Gonçalves desenvolveu uma pesquisa com ajuda de ferramentas tecnológicas. O título de seu trabalho é "O Perfil dos Consumidores da Oferta Gastronômica de Dourados e as Possibilidades de Desenvolvimento Turístico". Sobre o trabalho, ela pontua o seguinte:
"Com a execução desse trabalho descobri a importância de incluir a tecnologia como auxiliar na solução e na praticidade das atividades da pesquisa, desde a criação de um mapa dos estabelecimentos restaurativos pelo Google Maps até a aplicação dos questionários via Google Forms". Paula é orientada pela Profª Dores Cristina Grechi.

Já Tacyanne Ayala Izidre teve como tema de trabalho a "Caracterização e Descrição do Segmento de Turismo Médico-hospitalar em Dourados no Âmbito Privado: Uma investigação com Vistas ao Reconhecimento da Demanda". Orientada pela Profª Dores Cristina Grechi, Tacyanne expõe o seguinte sobre seu trabalho de pesquisa: "Diante do contexto que demonstra que a cidade de Dourados é um polo prestador de serviços hospitalares para uma grande região, movimentando economicamente a cidade, o objetivo geral do projeto é analisar o turismo médico-hospitalar em Dourados/Ms e suas principais características."
E para fechar, os acadêmicos Arthur Gomes da Silva Monteiro e Ketlyn Gasparoto apresentaram no evento o Projeto de Extensão BIT (Boletim Informativo do Curso de Turismo). Os temas desenvolvidos por Arthur e Ketlyn foram, respectivamente, os seguintes: Arthur, com o tema "O Boletim Informativo de Turismo e as Mídias Sociais" e Ketlyn com "Newsletter e a Comunicação direta no Turismo: Uma proposta para o BIT - Boletim Informativo do Curso de Turismo/UEMS Dourados". Ambos os trabalhos foram orientados pela Profª Dores Cristina Grechi.

Para os dois o trabalho em equipe foi fundamental: "Juntos pudemos compartilhar com o mundo a memória das atividades do nosso Curso de Turismo da UEMS/Dourados, de uma forma atual, tecnológica, sustentável e de qualidade. Colocar o BIT no ar gerou muito trabalho em equipe, discussões e pesquisa, contamos diversas histórias e registramos fatos, ultrapassando os limites da Universidade."
Comentários