Curso de Turismo da UEMS/Dourados faz Visita Técnica a Bonito - MS
- Danieli Tatim
- 1 de out. de 2019
- 4 min de leitura
Os acadêmicos do 1º ano do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Dourados) realizaram uma visita técnica nos dias 27, 28 e 29 de setembro com destino à cidade de Bonito – MS. Nessa viagem, os alunos realizaram visitas em alguns atrativos turísticos, adquirindo conhecimento e, também, executando pesquisas de campo com questionários aplicados aos turistas e funcionários.
Dentre os atrativos, foram visitados a Gruta do Lago Azul e o Hotel Cabanas em Bonito, e o Recanto Ecológico do Rio da Prata, localizado no município de Jardim – MS. O objetivo foi o de conhecer esses locais, suas histórias e qual a importância deles para a economia turística regional, confira abaixo:


Gruta do Lago Azul. Ocorreu a descida na caverna com o guia explicando como o local foi se modificando com o passar dos anos até se tornar um dos principais destinos turísticos do município. Em depoimento, a aluna Manuela Paixão contou como foi sua experiência no atrativo: “Eu gostei muito, até porque foi a primeira vez que visitei uma gruta. O ponto principal que posso destacar na visita foi o conhecimento que adquiri, desde o aprendizado geológico ao sustentável pela preservação da gruta. Por ser aluna do Curso de Turismo, isso soma muito para o meu conhecimento, até mesmo no crescimento pessoal”.
Palestra: Convention & Visitors Bureau, com a turismóloga e secretária executiva do Convention & Visitors Bureau Janaína Mainchein, explicando qual a função, objetivos e associações que se relacionam com o Convention. Falou também sobre o Observatório do Turismo de Bonito e qual sua ligação e parceria com o Convention Bureau.
Palestra: Política local para o desenvolvimento do turismo sustentável, com o guia turístico, Marcelo Gil da Silva, que falou sobre a economia de Bonito e a função do turismólogo como agente de transformação social.

Hotel Cabanas. Os acadêmicos puderam conhecer as dependências do hotel, entre elas as cabanas em que os clientes se hospedam, a trilha na mata e o passeio no boia-cross, realizado nos Rios Formosos e Formosinho, com instruções dos guias e condutores que acompanharam o passeio.

“Fomos muito bem acolhidos pela equipe de monitores e recepcionistas do Hotel Cabanas. A experiência de sentir a energia da natureza começa ali na recepção onde podemos ver uma exposição de artesanato local e objetos calcificados pelas águas calcárias do Rio Formoso. Conhecer a cabana e toda sua infraestrutura nos trouxe uma ótica diferente da natureza: é possível estar numa cabana feita de madeira em meio a uma mata e ter o conforto de um hotel luxuoso da cidade. No percurso da trilha tivemos a oportunidade de ver alguns animais, o que tornou o passeio cada vez mais interessante, e ao fim começa a melhor parte que foi o boia-cross. São 1.200 metros de aventura e muita coragem. Os monitores são profissionais de alta competência que garantiram que a experiência fosse segura e muito divertida, pois trouxe união ao grupo, rendeu boas risadas e uma lembrança que levaremos para sempre conosco. O boia-cross é, com certeza, um atrativo que entrou para minha lista dos encantos de Bonito” – Relatou a acadêmica Angélica Danyelle.

Recanto Ecológico do Rio da Prata. Neste atrativo, os alunos foram recebidos pelo turismólogo Manoel Cruz, egresso do Curso de Turismo da UEMS/Dourados, que se dispôs mostrar a fazenda que fica localizada no município de Jardim – MS. Manoel apresentou toda a infraestrutura do espaço, seus atrativos turísticos e contou sobre os projetos de ecoturismo nos quais trabalham, sendo alguns deles: monitoramento d’água, armadilhas fotográficas para captura de imagens de animais que habitam por ali, estação meteorológica, dentre outras. A estância também possui projetos ambientais, monitorados pelos próprios funcionários, como: hortas orgânicas e produção de mudas, minhocário, separação de lixo, coletas de sementes no viveiro, além de compostagem, criação de galinhas e desenvolvimento da pecuária. A produção do doce de leite artesanal feita com leite tirado e cultivado no local é o marco de venda principal disponível ali.

Depois de conhecer a propriedade, os acadêmicos fizeram uma trilha para conhecer as nascentes dos rios Olho d’água e o Rio da Prata, onde desfrutaram de uma paisagem magnífica e puderam observar algumas espécies de peixes que vivem nos rios. A acadêmica Jéssica Aparecida, encantada com a visita, compartilhou um pouco do sentimento vivido: “Minha experiência como pessoa foi espetacular, era a realização de um sonho que eu tinha de conhecer aquela região. O mais lindo foi sentir a natureza tão próxima que o Recanto Ecológico proporciona e cuida tão bem. Como acadêmica do Curso de Turismo observei o quanto a equipe que compõe o Recanto se preocupa com a sustentabilidade e com o cuidado da fauna e da flora. O que mais me chamou atenção foi o brilho nos olhos do guia Manoel... Até elogiei ele dizendo que quando me formar quero ser tão apaixonada quanto ele pelo que faz, e acredito que isso é o mais importante”.
Em conversa com a Professora Rúbia, ela deu um breve depoimento sobre sua experiência como professora orientadora e, também, como turista: "As visitas a alguns atrativos turísticos do município de Bonito e os momentos de diálogos estabelecidos foram experiências enriquecedoras, pois possibilitaram a conexão e articulação entre as discussões teóricas, realizadas em sala de aula, e a realidade do destino turístico mais consolidado do estado de Mato Grosso do Sul, fato que favorece a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Ademais, estar com meus alunos e colegas de trabalho foi um tanto quanto agradável, uma vez que são nesses momentos de vivência prática que temos a oportunidade de nos aproximarmos e, assim, estreitarmos os laços de parceria."
Essa viagem contou com a supervisão e orientação dos professores do curso de Turismo: Dores C. Grechi, Emílio D. Sampaio e Rúbia Elza Martins, que auxiliaram os acadêmicos com seus artigos e pesquisas.
Comentarios